quinta-feira, 22 de março de 2012

Especialista dá uma aula de como fazer Saquê, no CET/UnB

Palestra trará todos os detalhes da rica e histórica culinária japonesa

Brasília, 22.03.2012 - Você conhece Shochu ou sabe o que significa Ume-Shu? Então fique ligado na palestra que um especialista em bebidas japonesas irá apresentar no dia 23 de março, no auditório do Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB/ Módulo Central), às 9h, sob os auspícios da Embaixada do Japão. A história das bebidas japonesas, suas características, seu papel na cultura do país, a produção de saquê pelo Japão e por todo mundo e o seu modo de preparo serão apresentados na palestra de Hitoshi Utsunomiya.

Nascido em Kyoto, no Japão, e pós-graduado pelo Departamento de Pesquisa Agrícola da Universidade da Província de Kyoto, Utsunomiya tem o saquê como especialidade no currículo. Na apresentação das bebidas alcoólicas japonesas, ele falará sobre o modo de preparo, os tipos e estilos do saquê, e de como degustá-lo, além de apresentar mais duas novidades, o destilado tradicional japonês, conhecido por Shochu, e o famoso licor de ameixa japonesa, o Ume-Shu.

Na cultura gastronômica japonesa, são critérios tradicionais para a boa bebida a sua aparência, o sabor delicado e delicioso e poucas calorias. Acompanham bem diversos tipos de alimentos (peixe, carne, tofú, vegetais, frutas), sendo muito apreciado o sabor do alimento cru. O dashi (caldo) é o sabor básico, e são usados temperos únicos (shoyu, miso, mirin).

O saquê tem como características o arroz e a água. A bebida, sofisticada, rica em umami (gosto), costuma ser descrita como tendo cor transparente ou levemente amarelada, o teor alcoólico variando entre 13% a 17%, é pouco azeda e pouco amarga, e sua complexidade de gosto doce bem-equilibrado. Já a outra bebida, da qual o especialista irá falar, o Ginjo-shu, tem um aroma frutado.

A palestra é voltada a estudantes e professores do curso de Gastronomia do CET, mas é também aberta a especialistas e todos os demais interessados no assunto. (Bruno Borges/ CETimprensa/UnB)

Assessoria de Comunicação

Inês Ulhoa - Assessora

(61) 9965.7219 cetimprensa@unb.br

Pedro Wgilson - Bruno Borges - Angélica Torres

(61) 3107.5991/90/89

www.cet.unb.br

Nenhum comentário: