quinta-feira, 14 de abril de 2011

Abacate (Persea Americana Mill)


O abacateiro é uma plantar frutífera das mais produtivas. Existe cerca de 70 espécies do gênero Persea que ocorrem nas regiões mais quentes da América do Sul, América do Norte e América Central e 80 espécies no leste e sudeste da Ásia.
Popularmente, essa fruta é empregada de diferentes maneiras, como vermífugo e até no tratamento da diarreia. O suco da fruta pode exercer uma atividade antibíotica, o extrato aquoso das folhas como anti-hipertensivo, enquanto que a decocção da folha é considerada benéfica na dor de garganta, hemorragias e também estimulante e modulador do ciclo mestrual.
Mas não para por ai, os abacates são ricos em fitoquímicos e nutrientes como ácido oleico, B-sitosterol (Fitosterol), vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio e fibras. Temos também vários flavonoides que já foram isolados das folhas e sementes do abacate como astragalina, luteína, apigenina dentre outros.
Pesquisas estão mostrando que o abacate auxiliar na hipercolesterolemia, com características quimiopreventivas, na diabetes e outras demais ações como tratamento de doenças reumáticas e articulares, atividade antivirial contra o vírus herpes simples, também suprimindo o acúmulo de tecido adiposo evitando a obesidade e no tratamento para erradicar a bactéria H. pylori.

Destaco aqui, o teor de glutationa, resultados demonstram que os abacates tem 27.7mg por 100g de fruta, que correspondem 3 vezes mais a quantidade de glutationa de qualquer outra fruta, sendo que está têm o poder de antioxidante.
O óleo de abacate assemelha-se muito com o óleo de oliva, por ser extraido da polpa do fruto, e por sua composição de seus ácidos graxos, tendo ainda seu ponto de fumaça superior ao azeite de oliva atingindo temperatura de ate 255 C.

Querendo saber mais sobre os benefícios do abacate acesse aqui uma entrevista feita por Andreia Torres no seu site Dicas da Nutricionista, com o Prof Henrique Freire.

Texto retirado da revista Nutrição Saúde e Performance. O consumo de abacate e seus efeitos na saúde.(VP Consultoria) Ano 10 - Edicao 43 -2009.
Sendo um dos colaboradores Prof Henrique Freire Soares.

Att,
Helena Assuncao
Monitora do IPAN

Nenhum comentário: